Eu empreendo, tu empreendes, nós empreendemos
O que é empreender? De acordo com o dicionário, empreender é “ter intenção ou tomar a decisão de realizar uma tarefa, uma ação ou um empreendimento; é ter a atitude de, por iniciativa própria, realizar ações ou idealizar novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.”
Empreender é um verbo de ação. Ação que é extremamente necessária ao protagonismo do indivíduo e, consequentemente, do coletivo. É o fazer acontecer.
Esse fazer acontecer está permeando os currículos das escolas no século 21. Desenvolver uma aprendizagem empreendedora perpassa o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, habilidades e conhecimento que ajudem o sujeito a colocar em prática o que ele pensa criativamente. Essas habilidades são fundamentais aos líderes do futuro. Líderes e sujeitos protagonistas de sua própria vida, capazes de serem bem sucedidos em suas escolhas, realizações. Capazes de pensar reflexivamente e aprender com os próprios erros, buscando resolver problemas, gerenciar dificuldades, inovar e crescer.
O empreendedorismo vai além dos muros do fazer econômico. Ele traz a concepção mais abrangente de valor, englobando os valores sociais e culturais. Esses valores são o conjunto de crenças e princípios aceitos pela sociedade que formam a base de determinados grupos sociais. Por exemplo, liberdade, autenticidade, igualdade são valores que fundamentam sociedades em diversos países, como a Inglaterra, Austrália e França.
Através de uma educação empreendedora, as mentes dos nossos filhos passam a trabalhar entendendo a importância e o entrelaçamento do individual e do coletivo. Pensar o futuro passa a estar ligado ao bem estar global. Uma responsabilidade planetária.
Uma educação empreendedora trabalha habilidades de comunicação efetiva, compreensão através de questionamentos e pesquisa embasados pela criatividade e pensamento crítico. Apoia-se no desenvolvimento do trabalho colaborativo e em valores como resiliência e perseverança. Em suma, habilidades que ajudam a definir os propósitos que temos em nossa caminhada. Propósitos que fluem e são modificados à medida que desenvolvemos e crescemos, refletindo o nosso papel na nossa própria vida e na sociedade. Iniciando movimentos de mudança, melhoria e vida para nós mesmos e para todos. Empreender é acreditar e fazer acontecer. Vamos?!