Luz, câmera, ação!
Luz, Câmera, Ação! Essas são palavras muito conhecidas da gente quando falamos que os atores comecam a agir, colocar em prática as cenas da história. São palavras que trazem a ideia de ação mesmo, do fazer acontecer. Desde o momento em nos entendemos por gente, o mundo nos pede isso: ação! Faça a sua história!
Fazer a nossa historia requer motivacao e planejamento que se autoalimentam ao longo de nossa jornada. O que nos faz ter o desejo? Será o sonho?! A imaginação?! A partir do momento em que desejamos, nos motivamos e começamos a traçar planos para colocar em prática o que queremos para nós. A motivação vem de dentro de nós. Uma mistura dos sonhos com nossas crenças e valores. E essa motivação que vem de dentro de nós nos lembra que somos seres autônomos e independentes. Podemos construir nossa história.
Essa crença de que temos poder para escrever nossa história é o que chamamos de autodeterminação. Um conjunto de atitudes e habilidades que nos levam a determinar objetivos, ter iniciativa, planejar e buscar formas de agir. Nessa caminhada, precisamos estar conscientes para fazer as nossas próprias escolhas, aprender a resolver problemas e assumir a responsabilidade por nossas vidas. Ou seja, crescer!
O desenvolvimento de habilidades de autodeterminação começa na infância e continua até nos tornarmos adultos. “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades.” Como dizia o tio Ben do Peter Parker, o poder e saber escolher é um superpoder. Assumir nossas escolhas é responsabilidade. Entender e refletir sobre erros e acertos, é aprender e crescer.
São consideradas áreas do desenvolvimento de habilidades da autodeterminação:
- Capacidade de fazer escolhas;
- Capacidade de decidir;
- Capaciddae para “dar os primeiros passos” para agir em prol dos seus objetivos;
- Capacidade para uasr sua própria voz em busca de seus objetivos, reconhecendo fortalezas os pontos a melhorar;
- Capacidade para estabelcer objetivos e planejar como alcançá-los;
- Resolução de problemas;
- Capacidade de autorregular as emoções e utilizá-las para refletir sobre objetivos e ações para atingir esses objetivos;
Queremos que nossos filhos cresçam independentes e confiantes, capazes de tomar a própria vida em suas mãos e fazer acontecer. As habilidades de autodeterminação que são trabalhadas na escola através de projetos, trabalhos colaborativos e significativos, ajudam o desenvolvimento de estudantes independentes e bem-sucedidos. Alunos que serão adultos capazes de aprender continuamente e serem sujeitos desse aprendizado. Sujeitos criativos, inovadores e com inúmeras capacidades para resolver problemas. Eles pensam fora da caixa! Sujeitos que reconhecem e sabem seu valor e conseguem equilibrar e gerenciar as suas emoções e sentimentos. Pessoas que estão preparadas para desempenhar papeis que farão a diferença na construção de um mundo melhor. Eles são e serão os roteiristas, atores e diretores da própria história.
Luz, Câmera, Ação! Rumo ao Oscar!