Universal! Universemos, então.
A leitura abre portas inimagináveis. Abre portas do conhecimento. E, abrindo as portas do conhecimento, abre as da imaginação. O ser humano leitor pode olhar para o universo com novos olhos. E o nosso universo interior? O que acontece com ele? Sim, porque temos uma imensidão que habita em nós. Sentimentos, emoções, anseios… Somos seres complexos e únicos. Como fazer a conexão entre exterior e interior?
A leitura é uma grande aliada nessa comunicação entre o mundo exterior e o nosso mundo interior. Ler nos ajuda a pensar e sentir. Através de leitura constante e de qualidade, podemos aumentar o nosso vocabulário, habilidade de articular pensamentos mais complexos e sentimentos. Assim, fica mais fácil comunicar com mais eficácia o que sentimos e o que desejamos. Isso é essencial para a resiliência, perseverança e felicidade. O nosso maior desejo é que nossos filhos sejam felizes, não é mesmo?
Desenvolver habilidades socioemocionais é essencial para o crescimento de jovens atuantes e sujeitos da própria vida. Pessoas capazes de planejar seu futuro, construir seu próprio presente e ressignificar dificuldades para crescer. Através da leitura de livros diversos, as crianças encontram situações, problemas e soluções diversas. Por exemplo, ao se identificar com determinada personagem em um livro, fica mais fácil para a criança pensar: “E se fosse comigo?” Daí, em diálogo aberto consigo mesma, com pais e professores, toda uma gama de possíveis situações que podem ser exploradas, trazendo a aprendizagem significativa. Quando me identifico com o outro, encontro em mim uma relação entre a minha experiência vivida e a história do outro. Isso acontece entre personagens e nossa própria história. A partir do exercício com a ficção, fica mais fácil viver essa conexão nas relações. Empatia. A leitura e o diálogo sobre a mesma falam do exercício da empatia.
Vivenciar a empatia é a prova da capacidade de entender e ver o mundo sob diferentes perspectivas. Conhecer diferentes pessoas, lugares e culturas. Demonstrar compaixão e reconhecer as potencialidades em si e no outro, demonstrando interesse genuíno pelos sentimentos do outro, são habilidades essenciais em conscientização social. Esse entendimento e conscientização são habilidades desenvolvidas dentro da aprendizagem socioemocional.
Quando lemos juntos em clube de leituras, por exemplo, há uma maior possibilidade de estabelecermos conexões mais saudáveis e duradouras. A leitura conecta. Conecta-nos em nós mesmos, com o outro e com o universo. Um universo cheio de significados.
Você sabia que Richmond Solution conta com uma biblioteca de leitura graduada e foi desenvolvida especialmente para alunos que têm o inglês como segunda língua. Nela, os alunos têm acesso a livros de acordo com seu nível de inglês, facilitando a compreensão do conteúdo e tornando a leitura mais agradável.
A biblioteca Richmond iRead é a ferramenta perfeita de tornar o aprendizado pessoal e a leitura extensiva em momentos prazerosos!