“ Trick or Treat!!!!”
“Ô, bruxinha bonitinha
Da vassoura de capim
Me carrega pros espaços
Abre os braços só pra mim”
Você lembra dessa música da Turma do Balão Mágico? Foi um grande sucesso no final da década de 80/90 e ainda é regravada até hoje. As bruxas, sereias, memeias sempre encantaram nosso universo imaginário porque há um mistério que as envolve. Tudo o que está envolto em mistério chama a atenção e desperta curiosidade. Está chegando a época em que veremos bruxinhas, magos e mágicos, múmias e Frankensteins espalhados por nossas escolas e até nossas comunidades. O Halloween está chegando! Apesar de ser uma celebração mais típica em países que falam a língua inglesa como primeiro idioma, o Halloween vem sendo, cada vez mais, celebrado no Brasil.
Crianças se fantasiam de monstros, bruxas ou de seus personagens favoritos e celebram essa festa assim como é feito nos Estados Unidos. A maioria das crianças sai de porta em porta pedindo “doces ou travessuras”. A vizinhança se prepara e decora as suas casas, compram doces para distribuir entre as crianças.
“Trick or treat
Smell my feet
Give me something good to eat.”
O famoso “trick or treat” que traduzimos como doces ou travessuras é a frase que as crianças falam quando batem às portas em busca de guloseimas. Ao ganharem, agradecem. No entanto, se o dono da casa for pego despreparado e não tiver doces ou bombons para distribuir, as crianças o assustam – a travessura. A palavra “ Halloween” vem da contração da celebração denominada “A Hallow’s Eve”, que quer dizer “véspera de todos os santos”. Essa celebração se dá no dia 31 de outubro, antecedendo o “Dia de todas as almas” ou “Dia de Finados”, como chamamos aqui no Brasil. Para os britânicos e irlandeses, era considerado o dia do festival de Samhain, quando todas as almas se fariam visíveis para os humanos.
Com o passar dos séculos, o Halloween perdeu seu aspecto religioso e passou a ser celebrado como um festival de brincadeira e diversão, especialmente para as crianças que andam pelas vizinhanças fantasiadas e pedindo seus doces.
Que tal se preparar para o Halloween em família? Você pode decorar a porta da sua casa ou de seu apartamento e convidar as crianças de seu prédio para se fantasiarem e pedirem doces de porta em porta. Que tal? Vocês podem também organizar um concurso de fantasias na família ou um concurso de abóboras?
Para ajudar você a decorar sua porta, aqui estão algumas dicas de símbolos do Halloween:
Abóbora com o Jack-o-Lantern
Morcegos
Aranhas
Teias de aranhas
Bruxas
Caldeirões de bruxas
Fantasmas
Colocamos também o link do vídeo com aquela música da bruxinha para você relembrar:
E algumas sugestões de filmes de Halloween pra vocês se assustarem juntos*:
Hotel Transilvânia
O estranho mundo de Jack
Caroline
A Família Adams
Os Descendentes
Harry Potter
*Recomendamos que você leia a sinopse do filme e a indicação da faixa etária ou assista antes de ver com seu filho, para checar se está de acordo com seus valores e ou se seus filhos gostariam de assistir.
Aproveite a brincadeira e faça um pouco de “Trick or Treat” com seus filhos por aí… Vocês vão se divertir!